APAMB | Rotulagem de pneus sem efeitos práticos

APAMB | Rotulagem de pneus sem efeitos práticos

"Apenas 20% dos condutores conhece
ROTULAGEM DE PNEUS SEM EFEITOS PRÁTICOS


74% consideraram a aderência em piso molhado como o valor mais importante. 23% assinalaram a poupança de combustível. 3% assinalaram o ruido como factor determinante.

A indústria de pneus está a perder uma grande oportunidade de vender os seus produtos e mostra que apenas 20% dos condutores conhece as vantagens da informação da rotulagem europeia do pneu 9 meses depois da sua implantação. Embora esta iniciativa pretenda ajudar o profissional da oficina na hora de discutir o produto com três elementos-chave sobre o pneu (aderência, economia de combustível e ruído), quatro em cada cinco motoristas que mudaram os seus pneus desde Novembro de 2012 - mês em que entrou em vigor a rotulagem - até agora dizem que não receberam aconselhamento em profundidade para a rotulagem. E isto apesar do facto de que todos os sistemas informáticos de negócios se terem adaptado para poder informar o cliente sobre a aderência em piso molhado, economia de combustível e o ruido que um pneu faz, conforme é exigido por lei. Este é, sem dúvida, o tema pendente nos dias de hoje nas oficinas de pneus em que 89% das pessoas inquiridas identificaram como importante ou muito importante a entrada em vigor desta iniciativa. O CDI também se focou no seu estudo em saber qual das três características é mais importante para o condutor. Os dados indicam que a segurança ao volante é a prioridade do cliente hoje em dia. O estudo revela também que 74% dos condutores consideram o valor da aderência ao piso molhado como o mais importante ao analizar o rótulo.

Apesar da crise económica que afecta a sociedade nos dias de hoje, o motorista coloca a sua segurança à frente da poupança de combustível que um pneu lhe pode oferecer. De facto, apenas 23% dos condutores dizem que a poupança de combustível é o principal entre os que avalia o rótulo. O terceiro elemento examinado no rotulo europeu, o do ruido, só tem interesse para 3% dos condutores."

Fonte: APAMB

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