Novo regulamento para as oficinas multimarca - REGULAMENTO (UE) Nº 461/2010 DA COMISSÃO

Novo regulamento para as oficinas multimarca - REGULAMENTO (UE) Nº 461/2010 DA COMISSÃO

As 8 vantagens mais importantes do novo regulamento para as oficinas independentes multimarca:

1. Não se perde a garantia do veículo por se fazer a sua manutenção, segundo as operações preconizadas pela marca (construtor) no livro das revisões periódicas da viatura, fora dos serviços oficiais da marca.

2. A oficina independente pode e deve carimbar o livro das revisões periódicas do veículo, para que este fique coberto pela garantia do construtor, embora não tenha feito a revisão num concessionário da marca do carro.

3. Não se perde a garantia do veículo por se fazerem reparações, fora das oficinas oficiais, não cobertas pela garantia (faróis partidos, amolgadelas na chapa, etc.).

4. Todas as oficinas independentes ou concessionários de marca, podem utilizar peças da marca do carro ou de outra marca, para qualquer tipo de reparação.

5. As reparações por defeito de fabrico, nos veículos em garantia, serão feitas na oficina indicada pelo construtor do automóvel, seguindo-se assim o espírito do Regulamento que se baseia em "Quem paga, manda".

6. O construtor deve responsabilizar-se pelas reparações cobertas pela garantia, mesmo que o cliente tenha reparado e feito a manutenção periódica do veículo numa oficina independente, sempre que essa oficina tenha respeitado as especificações e operações definidas pelo construtor.

7. O construtor do veículo apenas pode negar uma reclamação em garantia se for demonstrado que o problema está relacionado a um erro da oficina ou à utilização de peças de fraca qualidade, tal como especificado na directriz número 69 do novo Regulamento.

8. O novo Regulamento garante o acesso à informação técnica necessária, para realizar as operações de reparação e manutenção, quer às oficinas independentes, quer aos fabricantes de peças não oficiais. O objectivo é promover a concorrência entre as empresas reparadoras, tendo em conta que as operações de reparação e manutenção dos veículos representam, segundo a CE, 40% do custo total de possuir um carro.

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